Buscar

exposição virtual do lançamento da coleção Ursa na Fundação Iberê

Com um projeto expográfico inédito, esse lançamento na Fundação Iberê apresentou de uma maneira poética as joias da nova coleção, utilizando frutas e vegetais para ilustrar a interação entre joia-corpo abordada nessa coleção.



Fotos por Francine Ramos


Energia sexual sublimada em estímulos cotidianos definem o conceito da coleção “Ursa”, apresentada pelo artista Bruno Cardoso em sua marca usejoias.

Criadas em uma peculiar liga de prata com germânio, característica técnica que garante qualidade material, as dezenove peças que compõem a nova coleção demonstram um design arrojado e maciço com volumes lúbricos e formas delineadas, esculpidas e fundidas manualmente. O peso condensado é outra característica que acrescenta valor ao design das peças, introduzindo o caráter lascivo presente em instrumentos utilizados para desenvolver práticas de disciplina erótica e sexual, além de acrescentar o sentido de interação estética e utilitária entre corpo e objeto.

A narrativa insurge conceitos pré-estabelecidos utilizando signos comuns da temática proposta, descaracterizando padrões e reforçando a identidade subversiva da marca através de elementos parcialmente circulares e delimitados por esferas tópicas, sugerindo referência à símbolos como a Tríscele - derivação do "Anel de O" do romance erótico francês “A História de O", de Anne Cécile Desclos, e símbolo dos princípios éticos de BDSM.

A iniciativa também desenvolve a sensibilidade estética de Cardoso, que utiliza recursos dissociados para traduzir seu conceito, criando exercícios visuais de condição artística para propor o uso das peças.

Traduzindo a relação onde corpo e objeto tornam-se um sujeito único, “Ursa” manifesta uma evolução no processo criativo e de desenvolvimento do artista e de sua marca, possibilitando análises e acrescendo propriedade artística sobre o objeto.


Texto por Arthur Marques

Curador de Conteúdo da Fundação Iberê


Confira todas as peças da coleção Ursa clicando aqui.